A importância do Lazer para a saúde e seus benefícios

A importância do Lazer para a saúde e seus benefícios

A importância do Lazer para a saúde e seus benefícios

Você é uma pessoa que se irrita com facilidade? Está perdendo noites de sono? Ou mesmo tendo dores no corpo e de cabeça que parecem não ter causa alguma? Caso tenha se identificado com algumas desse sintomas, talvez o que você esteja precisando de mais lazer na sua vida!

Nos dias de hoje é difícil conhecer alguém que não está ocupado com o trabalho, e com a correria do dia a dia com prazos e obrigações a serem compridas é difícil não ficar preso nesse ciclo. E a partir disso começam a surgir os problemas, sacrificamos nosso lazer em prol do trabalho, muitas vezes sonhando já com a aquela promoção no serviço, assim acreditamos estar fazendo o melhor, pois é bem intuitivo pensar que maior o salário melhor será seu bem-estar porem a realidade é outra. É nesse ponto que tudo vai a colina a baixo, com uma rotina insustentável que nos leva a um esgotamento e numa eventual queda de rendimento, ou seja, só nos sabotamos. 

Encontre lindos imóveis para Alugar por Temporada e economize em hospedagem.

E se você não se convenceu da importância do lazer na sua vida, segue abaixo os benefícios do Lazer.


O lazer recarrega nossas energias

Ninguém merece trabalhar cansado, não é mesmo? Aquele constante sentimento que não conseguimos dar o melhor de nós devido à exaustão é terrível. Como dissemos o excesso de trabalho nos esgota, e nos consome por dentro, fazendo que cai o rendimento é todas as áreas de nossa vida. Além disso a sobrecarga nos coloca numa situação de impotência e desanimo, ficando incapazes de dar 100% de nós. 

 Então se pensa que você tirar um tempo para o lazer é deixar de trabalhar, lembre-se que é justamente o contrário, lazer é tirar um tempo para si mesmo e voltar recarregado, muita mais eficiente e produtivo para alcançar aquela sonhada promoção.


O lazer pode ajudar você a se tornar mais assertivo

Tudo mundo já respondeu um colega de trabalho, um amigo ou um familiar de uma maneira nociva, ou já ficou calado em frente a uma injustiça. Mas se você se encontra constantemente em situações como essas, onde não consegue dizer ‘basta’, sendo muito passivo, ou acaba respondendo agressivamente alguém, talvez a falta de lazer esteja te prejudicando, onde o estresse faz com que você perca o controle, prejudicando a si mesmo e quem está a sua volta. Então por isso tirar um tempinho para descaço é essência para colocar a cabeça no lugar, e te fazer mais assertivo.

E quando falamos em ser assertivo, falamos em agir com precisão nas relações com as outras pessoas, definindo barreiras entre elas de uma maneira mais saudável. E cá em entre nós, nos dias de hoje se relacionar bem com os outros é uma habilidade essencial tanto no mercado de trabalho quanto no cotidiano.


Lazer te ajuda a resolver melhor os problemas

Não é incomum alguém num momento de estresse não conseguir pensar direito, certo? Parecendo as vezes que os nossos próprios pensamentos não estão claros para nos mesmo, como se eles estivessem “embasados”, sem podermos ver eles claramente. Ou justamente o contrário, estamos pensando constantemente no problema, e como numa espiral não conseguimos achar a solução para os problemas. Assim uma tarefa simples se torna um transtorno que parece não ter fim.

Os problemas só pioram quando isso começa a afetar nossas relações com os outros, tornando difícil atender até mesmo comando simples de uma maneira eficiente. Então é em momentos assim que se torna essencial para saúde ter um lazer, um descanso, que possamos tirar um tempo para resolver conflitos internos para conseguirmos resolver os externos. 


Lazer te torna mais criativo

Você se considera criativo? Ser criativo é saber criar e transforma algo de uma maneira inteligente. Mas no dia a dia muitas vezes esquecemos o quão importante o papel da criatividade emprega na nossa vida, seja no trabalho resolvendo um problema de forma diferenciada ou em casa decorando o interior. Mas quais quer seja a maneira que você a use, é inegável o a contribuição da criatividade para uma melhor qualidade de vida.

A verdade é que o trabalho excessivo esgota a criatividade, e para manter o nível de imaginação alto preciso arejar a cabeça, precisamos de lazer. Pois é nos momentos de lazer que nos deixamos ser nós mesmo, e desfrutamos do nosso interior, que é dele onde surge as nossas ideias mais férteis.


Com lazer você pode se tornar mais feliz

Ninguém consegue manter uma vida saudável só trabalhando até se esgotar, e ninguém consegue viver só de farra. Então ter uma vida equilibrada é muito importante para uma vida saudável, e saber dividir seu tempo de trabalho e de lazer faz toda a diferença. 

O lazer por si só não te faz feliz, mas você entender que ele é uma peça fundamental para sua satisfação é de suma importância. Isso tudo se deve pelo efeito anti estress e uma vitalidade nas tarefas cotidianas, que fazem toda diferença para uma vida feliz.


O que posso fazer de lazer?

A lista do que você pode fazer no seu tempo livre é extremamente extensa, pensando nisso selecionamos alguns exemplos que talvez te agrade.

Começar um hobby novo é uma ótima ideia para relaxar, assim você relaxa e também aprende uma nova habilidade. Além de existir uma lista inacabável de atividades para escolher depende apenas do gosto, a exemplo disso você pode aprender a tocar um instrumento e executar a sua música favorita, ou aprender a jardinagem e decorar seu quintal. Como dissemos Hobbies existem vários, então com certeza terá um com para o seu gosto.

Para aqueles que gostam de explorar o mundo no conforto da casa, um bom livro é essencial, já que esse tem a capacidade de te levar a lugares nunca antes imaginados. Você pode desfrutar seu descanso com uma boa música, e deixar se perder nos próprios pensamentos. Também não pode esquecer de um filme ou uma série, que acompanhado de uma pipoca e da pessoa certa podem se tornar em momentos inesquecíveis.

Agora para aqueles que preferem sair e se divertir fora de casa, fazer um esporte é uma ótima escolha, pois além de exercitar o corpo (e perder aqueles indesejados kg) ajudar a relaxar a cabeça. Mas se você não é muito fã de esporte, existe outras maneiras de manter o corpo ativo, como atividades como yoga e pilates, então não existe desculpa para não cuidar do corpo.

Confira algumas médias de valores

Visualizar Valores